inovação aberta da
região amazônica
O QUE É O PROJETO?
Com o Amazônia+ Inovadora, vamos capacitar e preparar empresas, ICTs e startups para se envolverem de forma efetiva em práticas de inovação aberta e criar uma rede para impulsionar a inovação aberta na região. Por meio de workshops e conteúdos práticos, os participantes serão capacitados com conhecimentos, ferramentas e habilidades necessárias para desenvolver relacionamentos de inovação aberta.
POR QUE O PROJETO EXISTE?
Nós reconhecemos o valor da colaboração entre empresas, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e startups para impulsionar a inovação e o desenvolvimento regional. Por isso, criamos o Amazônia+ Inovadora, uma iniciativa fundamental do Empreende+ Amazônia voltada para estimular o relacionamento entre empresas, startups, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e outros atores relevantes, visando a capacitação no tema de inovação aberta e a criação de uma rede de atores da região da Amazônia Ocidental e Amapá.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O público-alvo do Amazônia+ Inovadora são startups em fase de tração, com MVP validado e já monetizando; ICT’s com mínima experiência em programas de Inovação Aberta; e empresas de médio e grande porte com interesse em se capacitar e desenvolver Inovação Aberta.
AS ETAPAS DO PROJETO
Inscrição e Seleção da executora: nesta etapa, vamos selecionar a instituição executora que terá o papel de realizar as ações do Amazônia+ Inovadora, sendo responsável pela gestão, execução, acompanhamento e prestação de contas do projeto.
Inscrição e Seleção de ICTs, empresas e startups: selecionamos nesta fase até 10 ICTs, até 10 empresas e até 10 startups de acordo com os critérios estabelecidos na chamada pública.
Diagnóstico do ecossistema: nesta etapa, realizaremos o mapeamento e diagnóstico dos atores do ecossistema de inovação aberta da região da Amazônia Ocidental e Amapá. Essa análise envolve identificar os atores, recursos, ações e oportunidades já disponíveis na região que irão embasar a criação da Rede de Inovação Aberta da Região.
Criação da Rede de Inovação PPEI: com a criação da rede de inovação aberta, vamos conectar os atores do ecossistema de inovação aberta em um ambiente de promoção à colaboração. A rede busca promover a colaboração, a troca de conhecimentos e experiências, além de facilitar o acesso a recursos e oportunidades de negócio.
Capacitação em Inovação Aberta: nesta fase, serão realizadas atividades de capacitação e disseminação de boas práticas em inovação aberta para cada perfil de ator. Essa etapa envolve treinamentos, capacitação e a estruturação de um roadmap tecnológico de cada participante.
Fórum de Inovação Aberta – PPEI: nesta etapa final, promoveremos um fórum presencial de inovação aberta, onde os participantes do projeto Amazônia+ Inovadora terão a oportunidade de apresentar e compartilhar suas soluções, projetos e resultados alcançados. Este evento busca dar visibilidade às ações de inovação aberta na região amazônica e possibilita a interação entre os participantes e os stakeholders interessados.